UA-180160815-1

Afinal, o que é um apotecário?

Os apotecários foram os percursores das farmácias modernas e se popularizaram na Idade Média. Eram conhecidos por serem locais onde se adquiria preparos medicinais como elixirs, emplastos e ungentos feitos a partir de extrações herbais. Mais tarde, a palavra apotecário serviu para denominar uma classe de trabalhadores, tal qual precedeu os boticários e farmacêuticos. Essa palavra leva uma conotação masculina, pois essa prática era restrita aos homens. No entanto, sob pena de acusação por bruxaria, as mulheres - parteiras, curandeiras e benzedeiras - fabricavam seus preparos alquímicos clandestinamente para cuidar das mulheres e populações vulneráveis de suas comunidades, uma vez que o acesso a cuidados médicos era, majoritariamente, restrito aos homens.

Apesar das farmácias modernas terem substituído os Apotecários, mudando completamente a maneira a qual nos cuidamos, hoje, existem inúmeros apotecários modernos ao redor do mundo que são considerados espaços de bem-estar e promoção de saúde. Neles, podemos encontrar diversos produtos naturais para cuidar da pele, aumentar a imunidade, aliviar o estresse, ritualizar a vida etc. E o melhor de tudo, hoje em dia, a maioria dos apotecários são geridos por mulheres, o que tem um significado muito lindo de resistência e continuidade dos saberes que recebemos de nossas ancestrais que não puderam exercer seus ofícios livremente.

Os apotecários são hoje espaços que guardam muitos saberes e memórias, que honram a história de muitas mulheres, de muitas curandeiras, indígenas, mulheres pretas e muitas outras que foram acusadas de bruxaria por serem capazes de autogerirem sua saúde e de cuidar de outras mulheres de maneira digna. Dizem que onde há mulheres, há magia, e transformar os presentes de nossa grande mãe em medicina para o corpo e alma é muito simbólico e gratificante.


A Mama Apotecário é um desses espaços, inspirado na sabedoria feminina sagrada e ancestral, com o objetivo de levar a vocês produtos afetivos e de reconexão, proporcionar respiros e acolhimento durante a rotina e ritualizar a vida. Todos os produtos desenvolvidos têm uma função de reestabelecimento da saúde do nosso corpo e da nossa mente, aliados com conhecimentos da fitoterapia e da aromaterapia, estudos aprofundados das propriedades das plantas, que nos permitem fazer combinações inteligentes que tragam benefícios para o nosso ser como um todo.


Por todas aquelas que foram e por todas que estão por vir.


“Assim, a mulher sábia espia do meio do bosque cerrado. Que nos afastemos dos zombeteiros que não ouvem esse chamado para a vida da alma. Assim, a mulher sábia avança por seu caminho. Se necessário for, que nos transformemos em alegres subversivas que estão em constante crescimento e tem um coração luminoso e calmo. Assim , chega o espírito à superfície do lago. Que nos recusemos a ser jogadas para cair em um lugar qualquer, mas, em vez disso, vamos planejar e cumprir nossas fugas do que é morbidamente banal, bem como do que é cronicamente vazio e banal. Assim, o espírito se ergue em pleno esplendor.” Ciranda das Mulheres Sábias - Clarissa Pinkola Estés










Texto: Ana Clara Joia - Fundadora da Mama Apotecário

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Institucional 

Politica de compra, venda e troca

Pagamento

Depósito em conta 

Boleto

PagSeguro

  • Preto Ícone Spotify
  • Pinterest
  • Instagram